Jose Mendes – 15 de Fevereiro de 1974

á 47 anos atrás surgia a triste notícia que José Mendes Guimarães havia partido deste mundo… “Enquanto houver quem respeite a história mantendo a memória… Zé Mendes tá vivo!!!”
José Mendes (Lagoa Vermelha, 20 de abril de 1939 — Rio Grande, 15 de fevereiro de 1974) foi um ator, cantor, violonista e compositor de música regional gaúcha.

José Mendes Guimarães foi um cantor, compositor e ator brasileiro, considerado por muitos um dos maiores cantores gaúchos, José Mendes ficou conhecido no Brasil inteiro pela música Pá..ra Pedro, composta por José Portella Delavy, embora sua carreira artística tenha sido curta comparado a outros artistas gaúchos, ele é um ícone para a cultura gaúcha, sempre homenageado nos CTGs (Centro de Tradições gaúchas).

Faleceu em Rio Grande, vítima de um acidente de trânsito na BR-392.[1] Em 2004 seus restos mortais foram transladados de Porto Alegre para o Memorial José Mendes, na localidade de Santa Terezinha, entre os municípios de Esmeralda e Pinhal da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul.

José Mendes Guimarães nasceu na cidade de Lagoa Vermelha no Rio Grande do Sul no dia 20 de abril de 1939, Desde os 14 anos de idade ele mostrou interesse a música gaúcha, com a separação dos pais, mudou-se para a cidade de Santa Terezinha, durante 15 anos ele trabalhou como peão de estâncias e nesse período quando lhe sobrava tempo, ele escrevia suas músicas, com seus 18 anos começou uma dupla chamada “Os Irmãos Teixeira”. Em 1958 foi prestar o serviço militar e mudou então para a cidade de Vacaria, onde se fixaria depois do serviço militar, decidindo então a carreira artística.

Oficialmente começou sua carreira em 1960 quando se mudou para a cidade de Julio de Castilhos onde formou o trio “Os Seresteiros dos Pampas”, em 1962 depois de fazer alguns shows no nordeste brasileiro, gravou seu primeiro disco, o “Passeando de Pago em Pago”, após o lançamento desse disco, José Mendes ficou famoso no país inteiro, gravando mais 7 discos ao longo de sua carreira.

No dia 15 de fevereiro de 1974 morre vítima de um acidente de trânsito na BR.392, na localidade do Povo Novo,cidade do Rio Grande.Onde a Veraneio de cor Bordô Em Que Viajava Sentido Rio Grande Porto Alegre Colidiu Com Um ônibus Da Empresa Fonseca júnior Hoje Denominada (Embaixador) Onde José Mendes Nos Deixaria Assim Como o Motoristas e Seus Músicos.

Discografia – Álbuns de Estúdio
1962 – “Passeando de Pago em Pago” (Copacabana (gravadora))
1967 – “Pá…ra Pedro” (Copacabana (gravadora))
1968 – “Não Aperta Aparício” (Copacabana (gravadora).)
1969 – “Andarengo” (Copacabana (gravadora))
1970 – “Mocinho do Cinema Gaúcho” (Copacabana (gravadora))
1971 – “Gauchadas” (Copacabana (gravadora))
1973 – “Isto é Integração” (Copacabana (gravadora))
1974 – ” Adeus Pampa Querido” (Copacabana (gravadora))
Álbuns Especiais
1990 – “Última Lembrança”
1998 – “Raízes dos Pampas Vol1”
1999 – “Raízes dos Pampas Vol2”
2007 – “Grandes Sucessos de José Mendes”
2008 – “Os Grandes Sucessos”
2010 – “Sucessos Inesquecíveis”
Todos os discos que José Mendes gravou, foram regravados em CD e todas as suas músicas foram remasterizadas.

Filmes – José Mendes atuou em três filmes:

Pá…ra Pedro
Não Aperta Aparício
A Morte Não Marca Tempo

Share Button

Hits: 1