Imagem de ‘Jesus morto’ passa por restauração

Sharing is caring!

Obra pertence a Capela Cônego José Ernser no Seminário Seráfico

A imagem de “Jesus morto” localizada na Capelo Cônego José Ernser no Parque Ecoturístico Municipal São Luis de Tolosa passou por um delicado processo de restauração. Nesta semana, a imagem retornou ao seu local original e a população já pode conferir o resultado do trabalho.
Todo o processo foi realizado pela restauradora da Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro, Ana Letícia Valério Hirt. Primeiro foi realizada a limpeza da imagem: mecânica (com pincéis e bisturi) e com produtos químicos previamente testados. A limpeza consistiu na retirada de sujeiras acumuladas no decorrer dos anos, repinturas realizadas de maneira inadequada e também uma camada de cera que cobria parte da imagem. O intuito da restauração é resgatar a imagem original, por isso a limpeza é feita com muito cuidado e toda camada de tinta ou agente utilizado de maneira inadequada é removida.
Após a limpeza, foi realizado o preenchimento das partes faltantes, com material próprio para restauração de imagens. Depois de feito o preenchimento foi realizada a reintegração, que consiste na pintura apenas nas partes faltantes que foram preenchidas. Esta reintegração foi realizada com tintas especiais para restauração. Para finalizar foi feito a aplicação da camada de proteção.
A Secretaria de Cultura e Turismo se dedica ao cuidado e manutenção dos objetos e bens históricos. A referida imagem faz parte da Capela Cônego José Ernser desde sua construção e por isso possui grande valor histórico, cultural e religioso.

Share Button

Hits: 9